Compete à secretaria:
• define políticas e programas relativos à área de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, estabelecendo diretrizes técnicas para execução de suas atividades, no âmbito da sua área de atuação;
• assessora o Prefeito em assuntos relativos à sua área de atuação;
• articula-se com órgãos e entidades federais, estaduais e de outros municípios com vistas à melhor realização dos seus objetivos;
• atua no controle dos procedimentos internos e favorecer o controle externo das atividades da Administração Pública Municipal, na sua esfera de competência;
• formula e implanta a política de saúde, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento básico do Município, de forma integrada e em consonância com as políticas estaduais e federais;
• planeja, propõe e coordena a gestão do Sistema Único de Saúde – SUS do Município;
• planeja, propõe e coordena a gestão de saneamento básico do Município, de forma integrada com as políticas de uso, ocupação e conservação do solo e meio ambiente, e de acordo com a política nacional de recursos hídricos;
• planeja, propõe e coordena a gestão de controle de zoonoses, de vigilância epidemiológica, de vigilância sanitária e fiscalização do Município e, de forma específica, das entidades públicas e privadas, bem como elaborar normas para estas atividades;
• coordenar, supervisionar e avaliar as atividades da Auditoria Assistencial do SUS no Município;
• gere o Fundo Municipal de Saúde e prestar contas;
• estimula a formação de consórcio entre o Município e municípios polarizados na região de saúde, para aquisição de bens, insumos e complementação de valores da tabela de procedimentos ambulatoriais e hospitalares do Ministério da Saúde.
Secretário: Márcia Pelison
Endereço: Rua Fernando Magri, 360 – Centro
Tel.: 32 3278-1591
Email: ses@pequeri.mg.gov.br
Atendimento: 08h às 16h